O QUE É A VASECTOMIA?
A vasectomia é o modo mais efetivo de contracepção masculina, com taxa de sucesso bem próxima a 100%.
A vasectomia é uma cirurgia simples que resulta em esterilização permanente do homem para impedir a liberação de espermatozoides no líquido ejaculado.

O que é o ducto deferente?

Para entendermos como funciona a cirurgia de vasectomia, precisamos antes dar uma olhada na anatomia do sistema reprodutivo masculino. Acompanhe o texto junto com a imagem abaixo:
Os espermatozoides são encontrados nos testículos e armazenados até ficarem maduros no epidídimo, uma estrutura localizada na parte superior de cada testículo. O epidídimo liga-se à vesícula seminal por dois finos tubos chamados de canal deferente (ducto deferente). A vesícula seminal junto com uma próstata são os responsáveis pela produção do líquido conhecido como sêmen ou esperma, que é ejaculado durante o orgasmo masculino.
A lógica da cirurgia de vasectomia é muito simples, basta causar uma interrupção no ducto deferente, que os espermatozoides armazenados no epidídimo não mais conseguirão chegar à vesícula seminal. Deste modo, o esperma ejaculado passa a sair sem um único espermatozoide presente.
COMO É FEITA A CIRURGIA?
A vasectomia é um procedimento cirúrgico tão simples que não precisa ser feito em ambiente hospitalar. O urologista faz uma pequena anestesia local na pele da bolsa escrotal e com um pequeno corte exterioriza o ducto deferente. A partir daí, basta cortá-lo e depois suturar cada uma das pontas. A cirurgia dura cerca de 15-20 minutos.

O paciente recebe alta alguns minutos após o término do procedimento e deve se manter em repouso por dois ou três dias. Banho só após 24-48h, retorno ao trabalho após cinco dias e exercício físico somente após uma semana, no mínimo. É sempre seguro confirmar esses prazos com o médico que realizou uma operação.
Nos dois ou três primeiros dias é possível haver dor e desconforto na região escrotal. Essa dor, entretanto, costuma ser fraca e ceder com analgésicos comuns.O paciente pode voltar a ter relações sexuais após uma semana, mas neste período ainda pode haver espermatozoides viáveis no esperma. É preciso em média 20 ejaculações para se limpar todo o ducto. Após três meses indica-se uma avaliação do sêmen à procura de espermatozoides. Se já não houver mais nenhum, o paciente pode ser considerado estéril. A taxa de sucesso da vasectomia é de 99,8%.