Cirurgia para tumores renais

A NEFRECTOMIA é o nome do procedimento cirúrgico para remover o rim ou parte dele.

A depender do tamanho, localização e características específicas dos tumores renais, a Nefrectomia pode ser Radical: quando todo o rim é retirado; ou Parcial: em que apenas a parte do rim contendo o tumor é removida. 

Ambas cirurgias para tratamento do câncer renal são realizadas por laparoscopia ou por cirurgia robótica.Basicamente, o que diferencia a cirurgia laparoscópica tradicional do sistema robótico, é que no robótico temos um sistema de imagem de alta qualidade, a imagem é 3D e as pinças utilizadas são comandadas pelo cirurgião, porém, manipuladas pelo robô. Isso confere muito mais precisão e destreza nos movimentos.

Cirurgia laparoscópica ou robótica que preserva o rim para tratamento dos tumores  renais benignos e do câncer renal. – Urologista Manaus – Dr. Pedro Henrique  – Urologia

É melhor fazer a nefrectomia parcial por laparoscopia ou com robótica?

Existe controvérsia quanto a isso entre os especialistas. No entanto, o pensamento mais aceito na comunidade científica é que a Laparoscopia é excelente e adequada para tumores de rim que não sejam tão grandes ou em localizações de muito difícil remoção. A robótica é mais adequada para aqueles casos mais complicados, com tumores maiores, localizados no centro do rim e mesmo em pacientes que têm apenas um rim por algum outro motivo.

Como é o pós operatório?

A maioria dos nossos pacientes fica apenas 1 dia no hospital, recebendo alta no dia seguinte à cirurgia, sem qualquer dreno ou sonda no interior do corpo. Mas isso pode variar, e depende das condições clínicas do paciente antes da cirurgia, da cirurgia em si e do ritmo de recuperação pós-operatória de cada um.

Quais as vantagens da Nefrectomia por Laparoscopia ou Robótica em relação à antiga técnica de cirurgia com corte (aberta)?

São inúmeras as vantagens das técnicas minimamente invasivas e destacamos as seguintes:

São características as vantagens das técnicas minimamente invasivas e destacamos as seguintes:

• Menos dor no pós-operatório;

• Menor necessidade de uso de remédios analgésicos;

• Menor tempo de hospitalização;

• Retorno mais rápido às atividades profissionais;

• Menor tempo de convalescença;

• Menor chance de hérnia ou infecção de ferida operatória;

• Resultado estético superior.

Como é feita a cirurgia de nefrectomia parcial ?

Para entender o princípio, veja a figura abaixo:

A parte do rim contendo o tumor é extirpada e o tecido renal é fechado com pontos de um fio especial absorvível pelo corpo.

Nefrectomia Parcial - Dr Mikael Vieira

Figura 1. Princípio de realização de Nefrectomia Parcial. 

Na técnica que desconecta, todos os cortes internos são feitos com tesouras laparoscópicas ou robóticas com cerca de 0,5cm de diâmetro (muito delicadas).

Como é feita a cirurgia?

A vasectomia é um procedimento cirúrgico simples, no qual o urologista faz uma pequena anestesia local na pele da bolsa escrotal e com um pequeno corte exterioriza o ducto deferente. A partir daí, basta cortá-lo e depois suturar cada uma das pontas. A cirurgia dura cerca de 15-20 minutos. Caso seja da vontade do paciente, além da anestesia local pode ser feita uma sedação anestésica, para maior conforto.

O paciente recebe alta alguns minutos após o término do procedimento e deve se manter em repouso por dois ou três dias. O  retorno ao trabalho e atividades físicas ocorre em média após cinco a sete dias. É sempre seguro confirmar esses prazos com o médico que realizou a operação.

Nos dois ou três primeiros dias é possível haver dor e desconforto na região escrotal. Essa dor, entretanto, costuma ser fraca e ceder com analgésicos comuns.

O paciente pode voltar a ter relações sexuais após uma semana, mas neste período ainda podem haver espermatozoides viáveis no esperma. São precisos em média 20 ejaculações para se limpar todo o ducto. Após três meses indica-se uma avaliação do sêmen à procura de espermatozoides. Se já não houver mais nenhum, o paciente pode ser considerado estéril.

Pré-Agende sua consulta!

É só preencher o formulário

Contato

atendimento@urologiamanaus.com.br

AV. Mário Ypiranga, 315, sala 309
Edificio The Office - Adrianópolis

Copyright | Todos os direitos reservados - Feito por Agência 052